Layout do blog

Tratamento Periodontal

HCA VET • mai. 19, 2023

A prevenção é o melhor remédio.


Provavelmente, muitos já ouviram falar da limpeza de tártaro em cães e gatos.

Mas vocês sabem o que deve estar envolvido nos cuidados com a saúde oral dos nossos peludos?

Pois bem, esse informativo foi feito para trazer essa informação aos senhores! 

Além do nosso amor, precisamos estar atentos à saúde dos nossos pets para não sermos surpreendidos.




A saúde oral vai muito além do que se vê externamente (tártaros). Precisamos avaliar a sustentação dos dentes e como esse dente está afetando o organismo nesse animal. Muitas vezes, retirar o tártaro do dente não significa que o animal foi curado.

Além disso, promover a saúde oral do seu pet vai garantir que ele possa ficar ao seu lado por muito mais tempo, sem dor e com uma ótima qualidade de vida.



Então, vamos elencar o passo a passo para um procedimento ideal para promoção da saúde oral:


1- Radiografia intraoral de todos os dentes: É um passo importante para avaliarmos se esse dente está saudável e como estão as estruturas ao seu redor. É ela que vai nos dizer quais dentes podem ou não ficar na boca.


2-Extração dos dentes afetados: Não adianta limpar o dente, deixar branquinho, se ele vai trazer malefícios para a saúde do animal.


3- Raspagem dos dentes: Procedimento realizado para retirar os cálculos dentários (tártaros) dos dentes saudáveis.


4- Polimento dos dentes: Após a raspagem, o dente cria microfissuras que precisam ser polidas para tornar os dentes lisos novamente, de forma a não predispor acúmulo de microrganismos nas ranhuras.



Pronto! Agora que você já sabe tudo que o seu animalzinho precisa para ter um procedimento completo!

Não hesite em procurar ajuda de um profissional odontologista veterinário!


O HCA tem toda a estrutura para proporcionar o melhor para o seu pet!






09 jun., 2022
Passear com nossos pets é sempre um dos melhores momentos do nosso dia. E do dia deles também! É uma forma incrível de gastar a energia deles, além de aprimorar seus instintos de socialização, estimular seus sentidos e ser uma ótima forma de livra-los do estresse. Justamente por ser uma atividade rotineira, é importante entender alguns cuidados muito importantes para que não se torne um momento de tensão e desgastante para o animal. Por isso, listamos aqui 10 dicas para que o passeio do seja mais prazeroso para seu pet: 1 - Verifique as Condições do seu pet Antes de planejar o passeio de vocês é importante certificar-se de que o animal está bem. Muitas vezes ele pode estar cabisbaixo, indisposto, doente, ou estar se recuperando de uma cirurgia etc. Para que não haja problemas futuros, é importante que seu animal esteja totalmente apto à passear, caso contrário prefira que ele fique em casa e descanse. 2 - Evite caminhadas sob o sol É sempre importante lembrar que temperaturas elevadas tornam o passeio do seu animal totalmente estressante: o calor desidrata o animal com mais rapidez, o chão pode chegar a temperaturas extremas, a sede torna-se um problema etc. Por isso opte por levar seu animalzinho para passear em horários de temperatura amena: de manhã cedo, final da tarde, ou até mesmo no período da noite. 3 - Não passeie por tanto tempo Tenha bom senso ao decidir o tempo de passeio de seu animal. A ideia não é deixá-lo esgotado ou exausto, mas que ele consiga ter um momento agradável e certo nível de gasto de energia. Isso ocasionará em tempos e intensidades diferentes para diferentes raças, tamanhos, idades etc. Logo, pense sempre no cenário do seu animal e pondere qual o passeio ideal para ele. Dica bônus: Caso você tenha mais de um animal com diferentes características físicas, identifique se eles não precisam de passeios individuais para que o momento de passeio não seja cansativo demais para um, ou pouco efetivo para outro. 4 - Acalme seu animal Um movimento importante que os donos podem executar é não provocar o animal com a coleira. Quando isso acontece, eles tendem a ficar cada vez mais ansiosos para o passeio, o que acaba tornando a saída um momento extremamente eufórico e impaciente para o bichinho. Quando for sair, coloque a coleira calmamente, e saia com ele sem euforia. 5 - Deixe ele aproveitar a caminhada Para você pode ser uma simples caminhada, mas para os cães também é um ótimo momento para a região, identificar outros cães que passaram por ali, marcar seu território e fazer suas necessidades. Seja paciente. (E não esqueça de levar uma sacolinha para limpar as fezes que ficam pelo caminho). 6 - Transmita segurança ao animal Quando precisar dar um comando para seu animal seja calmo e paciente. Gritar com ele não mostrará que você está no comando: no máximo ele ficará com medo e estressado. Fale tranquilamente e ele entenderá e manterá a calma, além de sentir-se seguro ao seu lado.
02 jun., 2022
Se você tem um gato, um cachorro ou um animal exótico, pode estar colocando em risco a saúde ou a felicidade do seu animal com alguns erros (grandes e pequenos).
27 mai., 2022
Você sabia que brinquedos na verdade não são só presentes?
Conscientização sobre a vacina do seu Pet
15 jul., 2021
Importância dos protocolos de vacinação do seu pet desde filhotinhos até adultos
Curiosidade sobre a raça Golden Retriever
14 jun., 2021
4 curiosidade sobre a raça Golden Retriever
Cuidados essenciais para as
15 mai., 2021
Quais são os cuidados essenciais para as "dobrinhas" do seu pet?
Share by: