Conscientização sobre a vacina do seu Pet
Vocês conhecem o protocolo de vacinação do seu pet desde filhotinhos até adultos?
A vacinação é um cuidado importante, pois por meio dela seu pet fica protegido de doenças infecciosas e contagiosas que podem até ser fatais.
Os filhotinhos logo quando nascem começam a receber os anticorpos através da amamentação da mãe, com o tempo os anticorpos que os filhotes receberam da mãe acaba sendo insuficiente, assim as doenças infecciosas e contagiosas se aproveitam dessa oportunidade. Por isso começamos os protocolos de vacinação a partir dos 21 dias(cães) e 45 dias ( gatos) após o nascimento.
Vamos conhecer um pouco sobre as vacinas dos nossos AUmigos.
A primeira vacina sugerida para cães é a Puppy que é realizada em 21 dias de vida.É indicado para filhotes com baixos títulos de anticorpos maternos, animais expostos a alto risco , estresse, etc.. A Puppy auxilia na prevenção das doenças(Cinomose, Hepatite, Adenovirus tipo 2, Parvovirose, Parainfluenza e Coronavirose).
Mesmo que o filhote tenha tomado ou não a Puppy é ideal a partir de 45 dias de vida, tomar 3 doses da V8/V10 com intervalo de 21 dias de cada aplicação. A V8 auxilia na prevenção das doenças (Cinomose, Hepatite infecciosa canina, Parainfluenza, Parvovirose, Coronavirose e Leptospirose(Sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae)). A V10 oferece estas mesmas doenças com uma proteção adicional contra a Leptospirose (Grippotyphosa e a Pomona) atualmente não encontradas no Brasil.
Com a terceira aplicação da V8/V10 é necessário apenas uma aplicação da Antirrábica ( Raiva). A Raiva é uma doença que não possui cura, sendo fatal em 99,9% dos casos. Porém existe prevenção através da vacinação. A Antirrábica é obrigatória pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sendo uma doença que pode ser transmitida para seres humanos.
Há uma vacina opcional que é da Gripe que previne contra a Traqueobronquite Infecciosa, conhecida popularmente como Tosse dos Canis. Sendo 2 doses com intervalo de 21 dias de cada aplicação.
Lembrando que após as primeiras aplicações, as vacinas tornam-se anuais.
Agora, vamos conhecer sobre as vacinas dos nossos gatinhos.
A primeira vacina sugerida é a V4/V5 que é realizada a partir de 45 dias de vida, sendo necessárias 3 doses com intervalo de 21 dias de cada aplicação. A V4 auxilia na prevenção das doenças (Rinotraqueíte, Calicivirose , Panleucopenia e Clamidiose) e a V5 previne as doenças contempladas pela V4 mais a Leucemia Viral Felina.
A Antirrábica também é obrigatória para os gatinhos seguindo o mesmo protocolo indicado para os cães.
Lembrando que após as primeiras aplicações, as vacinas tornam-se anuais.
Lembre-se de manter seus Pets protegidos! A falta de imunização pode fazer com que ele fique suscetível a doenças importantes. Em caso de dúvida procure um médico veterinário.