10 formas de passear com seu pet de forma segura
Passear com nossos pets é sempre um dos melhores momentos do nosso dia. E do dia deles também! É uma forma incrível de gastar a energia deles, além de aprimorar seus instintos de socialização, estimular seus sentidos e ser uma ótima forma de livra-los do estresse.
Justamente por ser uma atividade rotineira, é importante entender alguns cuidados muito importantes para que não se torne um momento de tensão e desgastante para o animal.
Por isso, listamos aqui 10 dicas para que o passeio do seja mais prazeroso para seu pet:
1 - Verifique as Condições do seu pet
Antes de planejar o passeio de vocês é importante certificar-se de que o animal está bem. Muitas vezes ele pode estar cabisbaixo, indisposto, doente, ou estar se recuperando de uma cirurgia etc. Para que não haja problemas futuros, é importante que seu animal esteja totalmente apto à passear, caso contrário prefira que ele fique em casa e descanse.
2 - Evite caminhadas sob o sol
É sempre importante lembrar que temperaturas elevadas tornam o passeio do seu animal totalmente estressante: o calor desidrata o animal com mais rapidez, o chão pode chegar a temperaturas extremas, a sede torna-se um problema etc. Por isso opte por levar seu animalzinho para passear em horários de temperatura amena: de manhã cedo, final da tarde, ou até mesmo no período da noite.
3 - Não passeie por tanto tempo
Tenha bom senso ao decidir o tempo de passeio de seu animal. A ideia não é deixá-lo esgotado ou exausto, mas que ele consiga ter um momento agradável e certo nível de gasto de energia. Isso ocasionará em tempos e intensidades diferentes para diferentes raças, tamanhos, idades etc. Logo, pense sempre no cenário do seu animal e pondere qual o passeio ideal para ele.
Dica bônus: Caso você tenha mais de um animal com diferentes características físicas, identifique se eles não precisam de passeios individuais para que o momento de passeio não seja cansativo demais para um, ou pouco efetivo para outro.
4 - Acalme seu animal
Um movimento importante que os donos podem executar é não provocar o animal com a coleira. Quando isso acontece, eles tendem a ficar cada vez mais ansiosos para o passeio, o que acaba tornando a saída um momento extremamente eufórico e impaciente para o bichinho. Quando for sair, coloque a coleira calmamente, e saia com ele sem euforia.
5 - Deixe ele aproveitar a caminhada
Para você pode ser uma simples caminhada, mas para os cães também é um ótimo momento para a região, identificar outros cães que passaram por ali, marcar seu território e fazer suas necessidades. Seja paciente. (E não esqueça de levar uma sacolinha para limpar as fezes que ficam pelo caminho).
6 - Transmita segurança ao animal
Quando precisar dar um comando para seu animal seja calmo e paciente. Gritar com ele não mostrará que você está no comando: no máximo ele ficará com medo e estressado. Fale tranquilamente e ele entenderá e manterá a calma, além de sentir-se seguro ao seu lado.
7 - Confira todos os acessórios
Pode parecer óbvio, mas sempre confira a coleira que usa, se está bem ajustada e presa. Caso você utilize coleiras extensoras/retrateis confira também se está com o funcionamento adequado para o passeio.
8 - Não esqueça de levar água
Dependendo da distância, percurso e temperatura, não esqueça da importância de levar água para o animal. Todo o esforço físico é desgastante, com certeza seu animal ficará com sede.
9 - Recompense seu bichinho com petiscos
Você pode recompensar seu animal com petiscos caso ele obedeça aos seus comandos durante o passeio, para ele desfocar a atenção de algo indesejado, ou até mesmo para o fim do passeio - caso ele tenha se comportado adequadamente.
10 - Descanse
Muitas vezes durante o percurso o cão sentirá cansaço e sentará, deitará, se recusará a continuar, salivará de uma maneira ofegante: tudo isso mostra o quão cansado ele está. Devemos respeitar esse momento e oferecer repouso, água, sombra e tempo para que ele se recupere. Logo ele voltará a caminhar e o passeio continua.